Primeiramente, vamos saber o porque temos cera de ouvido.
Essa substância desagradável, conhecida em linguajar médico como cerume, existe para nos proteger. “A finalidade da cera de ouvido é manter o canal auditivo limpo”.
A cera de ouvido ajuda a afastar a poeira e sujeira de nossos tímpanos e também exerce papéis antibacterianos e de lubrificação. E, em uma das muitas maravilhas do corpo humano, nossos ouvidos se limpam sozinhos, basicamente. Quando a cera seca, cada movimento do maxilar, seja pela mastigação de alimentos ou pela conversa com amigos, ajuda a trazer a cera velha para fora pela abertura da orelha.
Um cotonete parece uma coisa muito pequena, mas o que ele faz na realidade é empurrar a cera de ouvido para mais fundo no ouvido, onde ela fica presa em partes que não se limpam sozinhas.
O cerume preso nessas partes também leva para dentro os fungos, bactérias e vírus acumulados no ouvido externo, potencialmente causando dor e infecções, diz Backous.
Empurrar a cera para dentro também pode bloquear o canal auditivo, levando à perda de audição ou, se você a empurrar ainda mais fundo, à ruptura do tímpano.
Os ouvidos só precisam realmente ser limpos, mesmo por um profissional médico, se você sentir que estão cheios ou se notar mudanças em sua audição que possam ser relacionadas a um acúmulo de cera.
Para quem não consegue deixar seus ouvidos em paz, Backous recomenda um pouco de irrigação caseira. Algumas gotas em cada ouvido de uma mistura feita de uma parte de vinagre branco, uma parte de álcool cirúrgico e uma parte água da torneira na temperatura do corpo devem resolver (o médico avisa que se a mistura estiver quente ou fria demais, você pode sentir tontura). Em última análise, contudo, diz Backous, “não é bom colocar nada dentro do ouvido”.
A Audiomax está crescendo para melhor atendê-lo. Escolha a loja mais próxima de você e faça-nos uma visita e venha tomar um café conosco!
Você cuida da sua saúde auditiva? Já consultou seu médico e fez exame auditivo? Já passou por uma ou mais das situações abaixo?
• Precisa aumentar muito o volume do rádio ou da TV para entender melhor
• Dificuldade para ouvir ao telefone celular
• Tem zumbido no ouvido
• Em conversas em grupo sente dificuldade de entender todos que estão falando
• Seus amigos e parentes dizem que você fala muito alto
• Já teve infecção no ouvido
• Precisa pedir para as pessoas repetirem o que foi dito por ouvir, mas não conseguir entender
Se observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, sua ou de algum familiar, agende conosco uma avaliação grátis!