Acumular quilos extras em volta a cintura pode estar ligado à perda auditiva, sugere um novo estudo do Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA). Os resultados foram publicados na edição de dezembro do American Journal of Medicine.
Os pesquisadores acompanharam mais de 68.000 mulheres que participaram doHarvard Nurses’ Health Study. Entre 1989 e 2009, as mulheres responderam a cada dois anos perguntas detalhadas sobre sua saúde e hábitos diários. Em 2009, elas foram questionadas se tinham apresentado alguma perda auditiva e, em caso afirmativo, com que idade.
Uma em cada seis mulheres relataram perda de audição durante o período do estudo, segundo os cientistas. Aquelas com um maior índice de massa corporal (IMC) ou maior circunferência da cintura enfrentaram um maior risco de problemas de audição, se comparadas com mulheres de peso normal.
As mulheres com obesidade (IMC entre 30 e 39) eram 17% a 22% mais propensas a relatar perda de audição do que as mulheres cujos IMC foram menores de 25. As mulheres que se enquadravam na categoria de obesidade extrema (IMC acima de 40) tiveram o maior risco para problemas de audição – cerca de 25% mais propensas do que as mulheres com peso normal .
O tamanho da cintura também foi amarrado a perda de audição. As mulheres com cinturas maiores do que 34 polegadas eram até 27% mais propensas a relatar perda de audição do que as mulheres com cinturas menores do que 28 polegadas.
Essas diferenças se mantiveram mesmo depois que os pesquisadores levaram em conta outros fatores, como o tabagismo, o uso de certos medicamentos e a qualidade da dieta da pessoa como um todo.
Uma coisa que parecia mudar a relação era a prática de exercícios. As mulheres que caminharam por quatro ou mais horas por semana tiveram uma queda de 15% no risco, quando comparadas com as mulheres que caminharam menos de uma hora por semana.
O estudo mostrou que apenas uma associação, e portanto não prova que a obesidade prejudica diretamente a audição. Os pesquisadores explicam que a obesidade causa estreitamento dos vasos sanguíneos, o que pode comprometer o fluxo de sangue. Pessoas que estão acima do peso também são mais propensas a ter pressão arterial elevada, outra condição que pode dificultar o fluxo sanguíneo e prejudicar a audição.
A Audiomax está crescendo para melhor atendê-lo. Escolha a loja mais próxima de você e faça-nos uma visita e venha tomar um café conosco!
Você cuida da sua saúde auditiva? Já consultou seu médico e fez exame auditivo? Já passou por uma ou mais das situações abaixo?
• Precisa aumentar muito o volume do rádio ou da TV para entender melhor
• Dificuldade para ouvir ao telefone celular
• Tem zumbido no ouvido
• Em conversas em grupo sente dificuldade de entender todos que estão falando
• Seus amigos e parentes dizem que você fala muito alto
• Já teve infecção no ouvido
• Precisa pedir para as pessoas repetirem o que foi dito por ouvir, mas não conseguir entender
Se observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, sua ou de algum familiar, agende conosco uma avaliação grátis!
Curta-nos no Facebook clicando AQUI
Fonte:
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/17143-obesidade-pode-favorecer-a-perda-auditiva-diz-estudo