Mal desempenho escolar pode ser indício de problemas de audição

0

 

 

problemas de audição

Problemas auditivos em crianças nem sempre são fáceis de serem identificados. É comum que pais e responsáveis acreditem que os sinais são claros e têm total relação com os ouvidos; mas é possível que os indícios sejam inesperados e surjam de outras formas. Entre os exemplos estão o desempenho na escola e, até mesmo, o fato de fazer xixi na cama. Quem explica é a otorrinolaringologista, Dra. Tanit Ganz Sanchez, em reportagem publicada no Portal UOL.

Se você identificar algumas dessas situações com seu filho(a), entre em contato conosco e agende uma avaliação grátis!

Sinais de problemas na saúde dos ouvidos do seu filho

Ele evita convívio com os amigos

“Normalmente, as crianças que apresentam algum problema no ouvido tendem ao isolamento e optam por não brincar com outras crianças”, explica a médica.

Vai mal na escola

Segundo a especialista, o bom funcionamento do ouvido é essencial para que os pequenos consigam assimilar e se relacionar com as informações de ambientes distintos. Assim, pode-se entender por que o desempenho nas tarefas da rotina pode ser comprometido.

Faz xixi na cama

Algumas crianças que demonstram tontura por problemas no labirinto acabam fazendo xixi na cama devido ao receio de levantar para ir ao banheiro durante a noite.

Desatenção

As crianças que possuem tontura podem parecer desatentas, porque se esforçam para procurar uma posição mais confortável para suavizar o problema.

Hiperatividade

De acordo com a médica, a hiperatividade é típica de crianças que não conseguem se ajeitar numa posição confortável e segura, por isso estão sempre se mexendo em busca disso.

Tem medo de altura

 Este sinal pode ser decorrente de problemas de equilíbrio, pois a criança tenta sempre ficar em posições que lhe dão maior sensação de equilíbrio.

Não gosta de colo

Este indício também se enquadra no caso acima, além disso, o colo chacoalhando ou virando para os lados compromete a estabilidade da criança.

Não gosta de brincadeiras de girar, subir e descer

Este sintoma é como os dois sinais anteriores, pois a criança pode não se sentir em equilíbrio nesta situação. As brincadeiras de girar estimulam o labirinto e dão mais tontura, assim como a altura.

Não obedece algumas ordens

Se a criança não responde às solicitações dos pais ou professores, pode possuir zumbido no ouvido ou até certo grau de perda auditiva.

Reclama de barulhos, mesmo baixos

A hipersensibilidade auditiva nas crianças é mais usual do que se pensa. “Por mais que seja natural que os sons altos incomodem mais do que os sons baixos, crianças com hipersensibilidade auditiva já começam a se incomodar com sons mais baixos do que 95 decibéis (dB). Para se ter uma noção, uma conversa em volume normal alcança cerca de 65-70 dB”, explica a especialista.

Não reage a barulhos fortes

 Este é um dos sinais decorrentes da perda auditiva na idade escolar, de acordo com a otorrinolaringologista. Se a criança não reage a barulhos altos, é um indício de problemas na audição.

Pede para aumentar o som com frequência

Outro sintoma que pode aparecer no estágio em que a criança frequenta a escola. Também é sinal de que algum problema no ouvido está impedindo que ela ouça no volume normal.

3Mostra dificuldade na alfabetização ou no aprendizado em geral

Este indício é também decorrente do problema no estágio escolar. A médica afirma que mesmo perdas leves ou em um ouvido só, como as crianças que têm sequência de otites, por exemplo, podem apresentar dificuldade de aprendizagem. Isso porque o cérebro é muito ávido por informações e a perda auditiva diminui a quantidade de informação que chega ao cérebro pelos ouvidos.

Troca fonemas na escrita

Similar ao sintoma anterior, este sinal acontece porque o problema de perda da audição reduz a quantidade de informação que alcança o cérebro por meio dos ouvidos.

Fonte: UOL

Curta-nos no  Facebook clicando AQUI

Deixe um comentário