Doença de Alzheimer: qual sua relação com a perda auditiva?

0

perda auditiva e alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, causada pela degeneração dos neurônios (células do cérebro). Ela acontece quando duas proteínas, a proteína beta-amilóide e a proteína tau, se depositam de modo anormal no cérebro; formando placas e emaranhados que prejudicam a comunicação entre os neurônios e provocam a morte celular, levando à atrofia cerebral. É caracterizada pela perda progressiva das capacidades cognitivas, sendo a perda da memória um dos seus sintomas mais conhecidos. Porém, as dificuldades na linguagem, na manutenção da atenção e na capacidade de planejar e executar ações motoras; e ações mais complexas como, por exemplo, fazer cálculos, são outras manifestações importantes da doença.

O diagnóstico da doença de Alzheimer é clínico. E depende da avaliação feita por um médico, que irá definir, a partir de exames e da história do paciente, qual a principal hipótese para a causa da demência. Recentes estudos sugerem que pessoas com perda auditiva não tratada são mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer ou outras formas de demência ao longo do tempo. De acordo com pesquisadores da Universidade John Hopkins e do Instituto Nacional sobre Envelhecimento, há evidências de que o cérebro de uma pessoa com perda auditiva, quando não recebe a ajuda adequada, pode acelerar o processo normal do envelhecimento e aumentar o risco de desenvolver demência. Mesmo depois de levar em conta outros fatores que estão associados com o risco de demência, incluindo diabetes, pressão arterial elevada, idade, sexo e raça, a perda auditiva e a demência ainda estavam fortemente relacionadas.

Fonte de pesquisa Google

A Audiomax está crescendo para melhor atendê-lo. Escolha a loja mais próxima de você e faça-nos uma visita e venha tomar um café conosco!
Você cuida da sua saúde auditiva? Já consultou seu médico e fez exame auditivo? Já passou por uma ou mais das situações abaixo?

• Precisa aumentar muito o volume do rádio ou da TV para entender melhor
• Dificuldade para ouvir ao telefone celular
• Tem zumbido no ouvido
• Em conversas em grupo sente dificuldade de entender todos que estão falando
• Seus amigos e parentes dizem que você fala muito alto
• Já teve infecção no ouvido
• Precisa pedir para as pessoas repetirem o que foi dito por ouvir, mas não conseguir entender

Se observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, sua ou de algum familiar, agende conosco uma avaliação grátis!

Curta-nos no  Facebook clicando AQUI

Deixe um comentário